Evernote dá 5 dicas para se organizar na segunda-feira

O Evernote preparou 5 dias imperdíveis para você organizar suas tarefas e chegar ao final de semana com produtividade e bons resultados.

Evernote dá 5 dicas para se organizar na segunda-feira

Quem nunca passou por essa situação? Você começa a segunda-feira preocupado com a quantidade de coisas para organizar em casa e no trabalho e promete que, a partir da semana seguinte vai ser mais organizado, acordar mais cedo, não se atrasar, arrumar o guarda-roupa e toda blá blá blá e nada muda.

A falta de planejamento e organização nos obriga a dar mais atenção às coisas urgentes que surgem ao longo da semana, adiando o que já era para ter sido feito, como pequenos consertos em casa, ou organização de arquivos no trabalho. Além disso, nos faz gastar mais tempo do que o necessário com algumas tarefas.

Deixar a semana mais produtiva e organizada logo na segunda-feira pode parecer difícil, mas algumas dicas bem simples podem causar um efeito muito positivo em sua vida. Abaixo, a Evernote – ambiente para capturar, desenvolver e compartilhar ideias – lista algumas delas.

CASA

1. Defina as tarefas domésticas
Você pode levantar um pouco mais cedo na segunda-feira, ou, se preferir, dedicar poucos minutos do domingo para definir quais tarefas domésticas devem ser executadas durante a semana para, em seguida, definir qual o melhor dia e horário para cada uma delas. Ao dividir as tarefas de casa ao longo da semana, você otimiza seu tempo após o trabalho e aproveita melhor as últimas horas do dia.

2. Faça uma lista de compras
Após definir a lista de tarefas, certifique-se de que você tem em casa o material necessário para executá-las. Em seguida crie uma lista para incluir tudo o que você precisa comprar durante a semana. O ideal é que você compartilhe a lista com seus familiares ou roomates para facilitar na elaboração da lista e compra dos produtos. Por isso, crie uma nota em um caderno compartilhado.

Dicas:
1. Renove a lista a cada semana, incluindo produtos no momento em que eles acabarem
2. Separe a lista por estabelecimento, como supermercado, padaria, petshop etc.

TRABALHO

3. Agende suas atividades
Ao começar a semana, crie uma lista das pendências que precisa resolver durante a semana, definindo prazos e nível de prioridade para cada uma delas. É importante determinar quanto tempo você vai gastar com cada uma, para evitar se frustrar ao fim de um dia pouco produtivo.

Evite agendar muitas reuniões em um mesmo dia e sempre considere o tempo de deslocamento para reuniões externas. E antes de agendar, pense: essa reunião é realmente importante? Alguns assuntos podem ser alinhados por meio de um caderno compartilhado, pelo Work Chat do Evernote, ou por meio de ferramentas como o Google Drive, agora integrado com o Evernote.

4. Dedique-se a uma coisa de cada vez
Ao definir suas tarefas e prioridades, fica mais fácil conciliar o seu tempo com seus afazeres, incluindo aqueles que surgem de última hora. Uma dica para que o planejamento funcione bem é dedicar-se a uma tarefa de cada vez.

5. Organize sua caixa de e-mails
Manter a caixa de e-mails sempre limpa e organizada é essencial para evitar gastar tempo procurando um e-mail importante justamente no momento em que você mais precisa dele. Por isso, dedique-se apenas uma vez a organizar sua caixa de mensagens e aproveite os benefícios da organização.

Se você usa Outlook em seu trabalho, aproveite as vantagens do Evernote para Outlook. Com essa ferramenta, você pode adicionar qualquer conversa ao Evernote e separar por cadernos de acordo com os assuntos e clientes.

Dicas
1. Aplicativos como o GotDone e FacileThings ajudam a se manter produtivo e organizado

E você, quais dicas tem para dar sobre produtividade? Na minha vida eu já aplico acordar cedo (e funciona!) e há algum tempo o planejamento semanal e o inbox zero, este segundo realmente mudou minha produtividade no trabalho, conseguindo focar no que realmente é preciso.