Impactos do CRO em negócios digitais

Entenda como o CRO (otimização de conversão) se tornou uma das tendências de 2018 para os negócios digitais e como ele vai alavancar seu e-commerce.

Impactos do CRO em negócios digitais

Recentemente escrevi um artigo para o Digitalks e nele contei sobre como a otimização de conversões (CRO) pode ajudar os e-commerces a alavancarem seus negócios. Esta é uma das grandes questões dos negócios digitais para 2018, confira o material na íntegra:

Começamos analisando o mercado digital, onde tivemos evoluções constantes, mas também vimos um buzz em assuntos como growth hacking, marketing de influenciadores e até mesmo o CRO. Este último é o que falaremos! CRO (sigla do inglês Conversion Rate Optimization), ou otimização de conversão, é um processo de mensuração, teste e análise de dados com foco em aumentar as vendas com o mesmo volume de tráfego.

A hipercompetitividade gerou o encarecimento da mídia online e, em alguns casos, até a exaustão de segmentos de públicos-alvo. Deste modo uma das melhores técnicas para conseguir superar as metas é otimizar a taxa de conversão. Ao pensar em conversão vale lembrar que a meta pode ser um contato se tornando um “lead”, a venda de um produto no e-commerce, entre outros.

O CRO é um trabalho constante e vem acompanhado das grandes tendências que teremos na experiência do consumidor e, para mim, ela é uma das grandes apostas – e que merecem ser acompanhadas de perto para conseguir gerar valor e inovar os modelos de negócio – junto com vídeo móvel, big data, realidade mista, conteúdo interativo, O2O e chatbots.

Como medir as vendas com CRO

Para medir os resultados das ações do CRO é bem simples, vamos imaginar que uma loja online fatura R$1mi/mês e tem uma taxa de conversão de 1%, após os ajustes de CRO, em poucos meses, esta taxa suba para 1,4%, assim o resultado das otimizações representará uma receita adicional de R$400 mil por mês aos resultados do e-commerce.

Os números acima são conservadores, uma vez que a taxa de conversão do e-commerce brasileiro é cerca de 30% menor do que mercados como os Estados Unidos – segundo estudo da Forrester. Com este cenário é possível identificar um grande potencial de crescimento, com oportunidades para gerar uma relação custo x benefício (ROI) maior do que as atuais.

Testes A/B e multivariáveis

Umas das técnicas mais efetivas é testar variações nas páginas, assim é possível levantar hipóteses e validá-las estatisticamente utilizando ferramentas como o Google Optimize, que é gratuita e permite realizar experimentos com diversas opções de personalização, variantes e segmentações – inclusive com a possibilidade de realizar os testes somente para dispositivos mobile.

Testes A/B e multivariáveis

Na Vitrio, onde sou head de digital intelligence, temos uma cultura data driven e por isso realizamos com nossos clientes testes A/B de forma recorrente, nas diversas etapas do funil de vendas, sendo esta parte do trabalho de otimização de conversão e premissas das nossas estratégias. Somente testando e validando somos capazes de construir uma grande base de conhecimento sobre o seu público-alvo e, claro, aumentar as vendas.

Multidisciplinaridade e integração de habilidades

Sob a ótica do CRO os responsáveis por este escopo devem ter uma visão do todo, não apenas habilidades específicas como redação, UX ou estatística. O profissional deve estar preparado para integrar times e analisar de a experiência do usuário e o neuromarketing (a aplicação da neurociência à pesquisa de marketing) em um campo único, entendo cada etapa da jornada do consumidor.

Multidisciplinaridade e integração de habilidades

Normalmente temos 6 grandes etapas no processo de CRO, sendo elas estratégica (planejamento das ações), design (criações de peças e UX/UI), implementação (desenvolvimento e validação dos testes), medição (acompanhar o tracking e mensurar os resultados), relatórios (acompanhar periodicamente os resultados) e a análise (com observações e recomendações), que alimenta o início do fluxo.

Vamos começar?

Agora que já passamos pelos primeiros passos para elaborar a estratégia de CRO, o que acha de aproveitar estes insights e colocar na prática? O processo de Otimização de Conversão abre um leque de possibilidades para ampliar as estratégias digitais de seu negócio e trazer maior resultado para seu e-commerce. Boas otimizações!