Nokia afirma que volta em 2017 e com smartphones Android

Nokia volta em 2017, através da HMD Global, e já irá apresentar seus 2 novos smartphones intermediários Android, produzidos pela Foxconn, na MWC 2017.

Nokia afirma que volta em 2017 e com smartphones Android

Como resumir a recente história da Nokia? Esta não é uma tarefa nada fácil para quem gosta da marca e já teve smartphones como o E66 ou N95. Foi uma sequência de erros como insistir no sistema Symbian, venda da divisão Mobile para a Microsoft e por último o abandono total da marca.

Há algum tempo estão se falando da volta da Nokia para o mercado de smartphones e, desta vez, parece ser verdade. Em novembro os investidores já haviam sido informados e agora é a vez de a imprensa: a Nokia vai mesmo regressar às operações comerciais de celulares em 2017.

Desta vez o comando será através da HMD Global — um consórcio finlandês liderado por ex-executivos da Foxconn e da própria Nokia, que possui a expertise da marca em seus tempos áureos. Além disso os primeiros aparelhos vão chegar ao mercado já no primeiro semestre do ano que vem.

Quais serão os lançamentos?

A HMD Global já confirmou presença na MWC 2017 e apresentará dois novos smartphones Android no evento. Um deles deve provavelmente ter tela de 5,1″ e outro de 5,5″. O maior modelo provavelmente contará com display Full HD, chip Snapdragon intermediário, 3GB de RAM e câmera de 16MP. Já o menor deve ser um pouco mais simples.

A estratégia mostra que a Nokia voltará com força e vontade de competir com os concorrentes. Primeiramente vão testar suas capacidades no mercado intermediário para que somente depois estude a possibilidade de tentar concorrer no segmento de alto desempenho. A fabricação dos dispositivos vai ficar nas mãos da Foxconn.

Será quem em 2017 voltaremos a ter bons aparelhos Nokia no mercado? Esta é uma grande expectativa e me deixa ansioso, pois a marca foi uma das responsáveis por me fazer querer escrever em blogs nos anos 2000 e construiu minha amizade com o Rodrigo Toledo.